Do Básico ao Avançado
Home | Tutoriais | Artigos |Contato

Como alterar a altura da linha de uma tabela no Word



Acompanhe neste tutorial como alterar a altura da linha de uma tabela do Word. Quando você insere uma tabela a altura padrão da linha é de 0,5 cm, mas ela pode ser aumentada ou diminuída através das formas possíveis que estarei mostrando aqui especificando suas vantagens e desvantagens.

Altura máxima da linha de uma tabela: 55,87 cm (quando alterado através da caixa de diálogo Propriedades da tabela essa é a altura máxima possível e cabe certinho em uma página, porém, você pode continuar aumentando dando “Enter” dentro da linha, mas isso fará com que a linha passe para outra página).

Altura mínima da linha de uma tabela: 0 cm (abaixo de 0,5 cm só é possível através da Caixa de diálogo Propriedades da tabela)

OBS: Abaixo de 5 cm para diminuir com o mouse você precisará clicar dentro da linha e diminuir o tamanho da fonte.


Ajustar a altura da linha com o mouse

Para usar o mouse, coloque o ponteiro no limite da linha que você deseja aumentar até que ele se torne um ponteiro de redimensionamento Imagem de seta de duas pontas horizontal e arraste o limite até a altura desejada.


Ajustar a altura da linha através da caixa de diálogo Propriedades da Tabela

Para diminuir a altura da linha para uma medida específica, clique na linha que você deseja redimensionar e na Guia Layout clique na setinha que fica no canto inferior do grupo Tamanho da célula para exibir a caixa de diálogo Propriedades da Tabela ou clicando com o botão direito do mouse.

Para ilustrar este tutorial vamos usar uma tabela para criar uma linha horizontal com três cores, portanto, insira uma tabela com três linhas como mostra a imagem abaixo:


tabela com três linhas


Selecione a primeira linha da tabela:


Selecionar a primeira linha da tabela


Em Ferramentas de Tabela clique na guia Design e no grupo Estilos de Tabela clique em Sombreamento e selecione uma cor. Para este exemplo vou selecionar a cor azul escuro.


alterar a cor do sombreamento da linha da tabela


Faça o mesmo procedimento selecionando a segunda linha da tabela e agora alterando sua cor de fundo (sombreamento) para amarela.


alterar a cor do sombreamento da linha da tabela


Selecione também a terceira linha da tabela e mude a cor de fundo (sombreamento) para verde, como mostra a imagem abaixo:


alterar a cor do sombreamento da linha da tabela


Agora selecione a tabela inteira clicando na cruz que aparece no canto superior esquerdo da tabela quando passamos o mouse sobre ela. Observe a imagem:


selecionar tabela inteira


Em Ferramentas de Tabela clique na guia Design e no grupo Estilos de Tabela clique em Bordas e selecione a opção Sem borda.


retirar todas as bordas da tabela


Alterar a altura da linha da tabela

Ainda com a tabela selecionada clique agora na guia Layout e no grupo Tabela clique em Propriedades.


propriedades da tabela


Na caixa de diálogo Propriedades da tabela clique na guia Linha e faça as seguintes alterações:

Selecione a opção Especificar altura e informe a altura desejada. Neste exemplo eu vou colocar 0,1cm.

Em Altura da linha selecione a opção Exatamente.

Clique nobotão OK.


alterar a altura da linha da tabela


Veja o resultado:


linha horizontal


Consideração final: neste exemplo ajustamos a altura das linhas para 0,1 cm, mas, é possível diminuir ainda mais inserindo medidas menores, por exemplo: 0,04; 0,05; 0,06...









Conteúdo Correspondente:




© 2013 Tutoriais Word - Todos os direitos reservados