Do Básico ao Avançado
Home | Tutoriais | Artigos |Contato

Como aumentar o espaçamento entre linhas no Word 2007.



Como aumentar o espaçamento entre linhas no Wordé o questionamento de muitos usuários do Microsoft Word. Por isso, embora seja uma tarefa extremamente simples vou ensinar passo a passo como fazer.


Assim como o parágrafo o espaçamento entre linhas é muito importante em um texto, pois estes facilitam a leitura e nos trazem visualmente a informação de onde inicia e onde termina uma ideia.


Segundo as Normas ABNT os trabalhos devem ser formatados seguindo um padrão, os textos devem ser justificados, o espaçamento entre linhas de 1,5 e com recuo na primeira linha de 1,25.




Vamos a um exemplo prático.


1º Passo


Abra um documento em branco e digite ou copie pra ele um texto qualquer com várias linha. Se preferir digite =Rand(10,12) e dê um Enter para inserir um texto automático.


Observe a imagem:


rand


Selecione todo o texto e na Guia Início no Grupo Edição clique em Selecionar e em Selecionar Tudo ou se preferir use a tecla de atalho CTRL + T.Feito isso clique no botão Justificar.


Veja a imagem abaixo:


Selecionar tudo

Texto selecionado


2º Passo


Mantenha o texto selecionado ou então o selecione novamente e na Guia Início no Grupo Parágrafo clique na setinha para mostrar a caixa de diálogo Parágrafo como mostra a figura:


Mostrar a caixa de diálogo parágrafo


Surgirá a caixa de diálogo Parágrafo.


Para este nosso exemplo na Guia Recuos e espaçamento você manter o Alinhamento como Justificado; Nível do tópico como Corpo do texto; Recuo esquerdo e direito como 0 cm; Especial como Primeira linha (escolhendo esta opção o recuo automaticamente será por padrão 1,25); em Espaçamento antes e depois mantenha como esta 0 pt; Entre linhas selecione a opção 1,5 linha; o campo Em pode manter em branco. Feito isso clique em OK.


Parágrafo


Veja como ficou o texto:


Espaçamento entre linhas


O espaçamento entre linhas aumentou e os parágrafos estão todos com mesmo alinhamento.


Considerações finais: Neste exemplo aumentamos o espaçamento entre linhas para 1,5 e o parágrafo para 1,25 que é o padrão estabelecido pelas Normas ABNT, porém você pode aumenta-los para mais conforme sua necessidades. Uma dica importante que você pode configurar estas formatações antes de digitar o texto. Procure testar também outros recursos como Recuo esquerdo e direito e Espaçamento antes e depois.







Conteúdo Correspondente:




eBook Word 2010 VBA

© 2013 Tutoriais Word - Todos os direitos reservados