Do Básico ao Avançado
Home | Tutoriais | Artigos |Contato

Como Criar Índice Automático no Word



Acompanhe este tutorial como criar índice automático no word. Já vi muitos usuários tentando fazer manualmente um Índice (sumário) manualmente e por mais hábil que ele seja nunca vai conseguir fazer um sumário que fique com os assuntos e numeração alinhados corretamente, sem falar que é um trabalho enorme localizar o título e ver em que página ele está e assim voltar até o sumário para digitá-lo.


Existe uma forma correta para executar esta tarefa. O Microsoft Word possui um recurso que gera automaticamente um Índice (sumário), já com a numeração de página correspondente. Para fazer uso desse recurso tão útil é necessário um preparo especial do texto.


No Microsoft Word, há várias opções diferentes para criar um sumário. Você escolhe onde colocá-lo em seu documento, qual será o conteúdo e a formatação de cada entrada, e se os números de página serão incluídos. Um sumário em um documento é composto de uma lista de tópicos ou títulos, caracteres de preenchimento de tabulação (linhas sólidas, pontilhadas ou tracejadas que preenchem o espaço usado pelos caracteres de tabulação) e números de páginas. Você pode criar um sumário (índice analítico usando) usando os Estilos de título1. Se desejar usar sua própria formatação para os títulos, aplique estilos de título personalizados. Após especificar os títulos a serem incluídos, você poderá escolher um design e criar o índice analítico. Quando você cria um índice analítico, o Word procura pelos títulos especificados, classifica-os por nível de título e exibe o índice analítico no documento. O recurso para criação de Sumário é encontrado dentro do menu Inserir, opção Referências, Índices.


Veja um exemplo de índice na imagem abaixo:


Índice no Word



Menu inserir, Índices.




Inserir Índices

Seguindo os passos citados a cima será mostrada uma caixa de diálogo de Índices. Esta caixa possui 3 guias: Índice Remissivo é um índice remissivo lista os termos e os tópicos abordados em um documento, juntamente com as páginas em que eles aparecem. Este poderia por exemplo ser usado para a criação de um Glossário.


Selecione a guia Índice analítico que é uma lista dos títulos de um documento. Você pode usá-lo para obter uma visão geral dos tópicos abordados em um documento bem como para criação de um sumário. Mantenha ticado as opções Mostrar números de páginas e Alinhar nºs. de páginas à direita.


Veja a figura abaixo:


Índices


Clique em OK e o Word fará o índice automaticamente.


Considerações Finais:Na caixa de diálogo de Índice Analítico é configurado o Sumário. Segundo as normas ABNT para os trabalhos acadêmicos devem-se manter as configurações padrão. Caso haja qualquer alteração no trabalho que comprometa a disposição das páginas ou caso seja adicionados novos tópicos, o sumário não precisa ser refeito este pode ser apenas atualizado através da Opção Atualizar Campos. Para utilizar a opção atualizar campos deve-se clicar em cima do Índice com o botão direito do mouse e escolher a opção Atualizar Campo. Será mostrado um caixa de diálogo com duas opções: Atualizar apenas o número das páginas ou atualizar o índice inteiro, sendo que a opção deve ser escolhida conforme a necessidade do momento.








Conteúdo Correspondente:




© 2013 Tutoriais Word - Todos os direitos reservados