Do Básico ao Avançado
Home | Tutoriais | Artigos |Contato

Como gravar uma macro - parte 1



Macros são excelentes recursos para realizar e automatizar tarefas repetitivas e longas. Muita gente tem uma certa "repulsa" ao falarmos em macros, pois envolve a programação VBA (Visual Basic for Applications). Mas o que muita gente não sabe é que o Word oferece mecanismos para automatizar esta programação, ou seja, não é necessário conhecer uma linha de código sequer para criar uma macro no Word.


Neste tutorial mostrarei passo a passo Como Gravar uma Macro no Word.


Neste nosso exemplo criaremos uma macro que faça a formatação de todo o texto colocando-o em fonte Arial, tamanho 12, negrito, espaçamento entre linhas de 1,5, alinhamento justificado, parágrafo Especial primeira linha ( 1,25), margem superior, inferior, esquerda e direita de 3 cm.



Cole um texto qualquer no word ou use =rand(5,9) que insere automaticamente o texto do cão e a raposa como vemos na figura abaixo.


Como gravar uma macro


Agora para iniciar nosso exemplo vamos gravar a macro que irá formatar todo este texto.


Primeiramente clique no menu Ferramenta, em Macro e em Gravar nova macro... Observe a figura.


Gravar nova macro


Na tela a seguir atribua um nome a sua macro de maneira que possa lembra-lo mais tarde quando for usa-lo. Como este é só um exemplo manteremos como Macro 1. Especifique também o local onde deseja armazenar sua macro, para isso existem duas opções a primeira é Todos os Documentos (sua macro estará disponível em todos os documentos) se escolher a segunda sua macro estará disponível somente para este documento onde ela está sendo criada. O campo Descrição é opcional nele você pode colocar um comentário especificando o que a macro faz, a data em que foi criado, por quem foi criado, etc.


Como gravar uma macro


Agora clique no botão Barra de Ferramentas. Na tela a seguir clique em fechar para iniciar a gravação.


Gravar macro


Note que apareceu uma barra de ferramenta flutuando sobre o documento. Isto significa que sua macro já está sendo gravado, portando toda ação que se fizer com o mouse ou teclado estará sendo gravada.


Gravação de macro


Agora que o gravador está ativado clique no menu Editar e Selecionar tudo


Selecionar tudo


Agora clique no menu Formatar, em Fonte escolha o tipo de fonte (no nosso exemplo é Arial), estilo de fonte selecione Negrito, tamanho da fonte selecione 12 e de um OK.


Formatar fonte


Clique no menu Formatar novamente e agora em Parágrafo e em Recuo Especial selecione primeira linha e em espaçamento entre linhas escolha 1,5 linha de OK.


Formatar Parágrafo


Como gravar uma macro


Em seguida clique no botão justificar da barra de ferramentas.


Justificar


Agora clique no menu Arquivo e em Configurar Página, configure as margens superior, inferior, esquerda, direita para 3 cm e de OK.


Configurar Página


Como gravar uma macro


Bem tendo feito todas estas etapas clique no botão parar gravação da barra de ferramentas de gravação. Nossa macro já está gravado.


Parar gravação de macro


Abra um documento em branco e digite ou cole um texto qualquer, se quiser use o =rand(p,f). Observe a figura abaixo:


Como gravar uma macro


Agora clique no menu Ferramentas posicione o ponteiro do mouse sobre Macro e clique em Macros... ou se preferir use a tecla de atalho (Alt + F8). Veja na figura abaixo:


Macros


Selecione Macro1 e clique no botão Executar.


Executar Macro


Veja como toda configuração do texto foi executada.


Como gravar uma macro


Mais ainda não está legal. Por isso vamos criar uma barra de ferramenta para que o usuário possa com apenas um clique executar esta tarefa.


Para criar uma nova barra de ferramentas clique no menu Exibir, posicione o ponteiro do mouse sobre Barras de ferramentas e clique em Personalizar. Como na figura abaixo:


Personalizar


Na guia Barra de Ferramentas clique no botão Nova...


Nova ferramenta


Dê um nome a Nova barra de ferramentas . Neste exemplo vamos dar o nome de configtexto. Em disponibilizar barra de ferramentas para selecione Normal.


Como gravar uma macro


Surgirá uma nova barra de ferramenta flutuante aguardando para que seja inserido um comando. Observe a figura abaixo:


Nova Barra de Ferramentas


Coloque em primeiro plano a guia Comandos e em Categorias selecione Macros. Em Comandos aparecerá a nossa macro (Normal.NewMacros.Macro1), selecione e arraste esta macro até a nova barra de ferramentas. Veja a figura abaixo:


Como gravar uma macro


Como gravar uma macro


Clique com o botão direito do mouse sobre a nova barra de ferramenta e em Nome digite Formata texto ou outro nome que lhe aprouver. Neste nosso exemplo deixaremos selecionado a opção Somente texto (sempre), mas você testar as outras opções se desejar.


Somente texto


Arraste a nova barra de ferramenta para junto das outras barras.


Arrastar Barra de Ferramentas


Digite um texto qualquer ou use o comando =rand(5,9) + Enter para criar um texto.


Como gravar uma macro


Clique na ferramenta Formata texto e veja o resultado.


Como gravar uma macro


Consideração Final: Este é apenas um simples exemplo de como gravar uma macro usando o Word. Com a gravação de macros você poderá automatizar várias tarefas repetitivas que poderão ser acionadas com apenas um clique.







Conteúdo Correspondente:




eBook Word 2010 VBA

© 2013 Tutoriais Word - Todos os direitos reservados