Do Básico ao Avançado
Home | Tutoriais | Artigos |Contato

Como criar links dentro de um documento




É recomendável num texto de várias páginas criar links e âncoras para facilitar a leitura e navegação entre as páginas ou um item específico que se encontre em algum lugar do texto.


Suponhamos que você tem um texto com 200 páginas e em cada página há um texto diferente com um título diferente e você enviou este documento para um amigo que deseja ver um determinado texto, porém ele não sabe em que página está o texto e também não quer clicar na barra de rolagem vertical e rolar até encontrar o texto desejado porque isso é muito desgastante.


Se soubesse o número da página onde está o texto haveria a possibilidade de usar o recurso localizar do menu editar e escolher a guia Ir para e informar o número da página desejada. Porém, você pode criar âncoras e link para facilitar a realização desta tarefa.


Bem então vamos ver na prática:


Neste exemplo vamos trabalhar com um documento que tem várias páginas e na primeira página eu tenho uma lista de tópicos relacionados ao conteúdo deste documento.Queremos ao clicar num destes tópicos ir diretamente ao assunto abordado, sem ter que procura-lo página por página.


Veja a Figura


Documento com links



Número de Páginas



1º Passo:


Primeiramente vamos colocar os indicadores que servirão de âncoras para os links. Neste caso criaremos links para cada tópico abaixo.


ASP - ACTIVE SERVER PAGES



 Devemos procurar no documento os títulos referente a cada tópico acima em seguida posicionamos o cursor ao lado do título e clicamos no menu Inserir e escolhemos a opção Indicador. Veja na figura abaixo:


Inserir Indicador



Crie um nome para o indicador, neste exemplo usaremos ‘asp1’, mantenha a opção classificar por Nome e Indicadores ocultos ticados, depois clique no botão Adicionar.


Faça a mesma coisa com demais títulos relacionados aos tópicos, mas lembre-se de dar um outro nome para o indicador. Por exemplo: asp2, asp3, asp4...


2º Passo:


Agora vamos criar os links nos tópicos que nos levarão até onde estão os títulos marcados com os indicadores (âncoras). Selecione o 1º tópico:


Selecione o texto que será o link



Feito isso clique no menu Inserir e a opção Hiperlink.


Inserir Hiperlink



Clique no botão Indicador... surgirá a tela a seguir:


Clique no sinal de + em Indicadores


Selecionar local no Documento



Selecione o Indicador referente ao Título do 1º tópico e clique em OK


Selecionar local no Documento



Indicador (âncora)


Inserir Indicador



Confira o texto para exibição do link e o indicador. Se tudo estiver correto clique em OK


Hiperlink



Pronto o link está criado. Você deve fazer a mesma coisa com os demais tópicos para criar todos os links necessários.


Considerações finais: Este foi um exemplo utilizando os títulos como âncoras, mas podemos inserir indicadores (âncoras) em qualquer lugar de um documento. Outra coisa importante é criar um caminho de volta, ou seja, um link que traga você de volta ao início da página.







Conteúdo Correspondente:




eBook Word 2010 VBA

© 2013 Tutoriais Word - Todos os direitos reservados