Do Básico ao Avançado
Home | Tutoriais | Artigos |Contato

Como programar em vba



Saber como programar em vba é imprescindível para áqueles usuários que querem utilizar e usufruir das grandes possibilidades que este recurso avançado do pacote Office pode lhe oferecer na ajuda e resolução de diversos problemas e também na automatização de tarefas através da programação vba.


O que é VBA?


O VBA (Visual Basic For Applications) é um ambiente de programação que vem embutido em diversos aplicativos do Office como Word, Excel, Access, Power Point e outros. O VBA possui grande parcela dos recursos do Visual Basic, hoje Visual Studio (Pacote completo da linguagem vendido como produto independente), porém com uma limitação fundamental, ele não gera aplicativos autônomos (executáveis), ou seja, elas funcionam somente dentro do programa hospedeiro, por exemplo, Word, Excel, Access. Mas embora o VBA não gere nenhum executável, podemos com ele produzir soluções complexas e criar verdadeiras aplicações.



Como programar em vbaAtualmente exige-se de muitos profissionais que trabalham com softwares do pacote Office, como Excel, Word, Access e PowerPoint, o conhecimento de programação em VBA (Visual Basic for Applications) devido ao fato dessa poderosa linguagem ajudar a solucionar problemas complexos que, muitas vezes, não poderiam ser resolvidos sem o uso da programação, por isso é muito importante saber programar em vba.



Como aprender a programar em vba?


Uma boa forma de começar a aprender probramar em vba é consultando a própria ajuda do Editor do Visual Basic, pois, ali encontramos um material bastante completo sobre sobre esta linguagem e com vários exemplos. Para utilizar a ajuda, primeiramente você deve abrir o Editor do Visual Basic, caso não saiba como fazer isso veja este tutorial que ensina como acessar o Editor do Visual Basic. Estando com o Editor aberto é só clicar no menu ajuda ou apertando a tecla F1. Outra fonte de aprendizado extremamente útil é através do site da Microsoft onde encontramos um centro de referência da linguagem VBA do Office.

Uma outra maneira eficaz de aprender é estudando códigos escritos por outrem, porque você pode analisar as rotinas prontas e funcionais e ver na prática como os procedimentos funcionam, a partir dai você pode ter ideias de modifica-los, adaptando-os a seus próprios projetos.



Editor do Visual Basic


Para programar em vba é necessário usar o Editor do Visual Basic que é um ambiente de Desenvolvimento e é o que há de mais amigável para o desenvolvedor, pois fornece uma série de facilidades enquanto o Código VBA está sendo criado. Por exemplo, ao digitar o nome de um objeto seguido de um ponto será aberto automaticamente um menu dropdown com uma lista com todos os métodos e propriedades deste objeto. Deste jeito ao invés de lembrar do nome dos métodos/propriedades, basta selecioná-los em uma lista.


Editor do Visual Basic

Da mesma forma quando selecionarmos um método e ao abrirmos um parênteses, será exibida também uma lista com os argumentos esperados pelo método, bem como o tipo (texto, número, data, etc) de cada argumento. Quando um comando é digitado incorretamente, o Ambiente de Desenvolvimento emite uma mensagem e coloca em destaque o comando que foi digitado errado.
Além destas facilidades existem outras funções que são de grande ajuda para o desenvolvedor, por exemplo, a janela de Propriedades, Janela de Verificação Imediata, Janela de inspeção de variáveis, o Pesquisador de Objeto, Referências, Caixa de Controle, etc. Para conhecer melhor o Editor do Visual Basic confiera o tutorial: Editor do Visual Basic.



Aumente o poder do Word programando em VBA


Como este site é voltado para ajudar, através de diversos tutoriais, os usuários do Microsoft Word, falaremos aqui especificamente sobre como programar em vba usando o Word, inclusive temos uma seção exclusiva com diversos tutoriais sobre o uso do VBA no Wicrosoft Word e a partir dos exemplos que são mostrados passo a passo, o leitor poderá criar novas soluções ou adaptá-las às suas necessidades, ou ainda aperfeiçoá-las, aumentando assim a sua utilidade eficiência.



Fonte de Estudo


Encontramos na Internet alguns livros, apostilas, tutoriais e dicas sobre Programar em VBA, a maioria trata do Office com um todo, mas principalmente sobre Excel VBA e Access VBA, porém quando se refere ao VBA do Word o material é bastante escasso, por esse motivo deixo como dica para leitura e aprendizagem o eBook Word 2010 VBA.


eBook Word 2010 VBA

Este eBook mostra que no Word, através do VBA, também podemos criar inúmeras soluções e automatizar várias tarefas, adicionando poderosos recursos ao Word.





Clique aqui e veja também nossos tutoriais sobre como programar em VBA do Word









eBook Word 2010 VBA

© 2013 Tutoriais Word - Todos os direitos reservados