Do Básico ao Avançado
Home  Tutoriais  Artigos  Contato

Localizar o arquivo Normal.dotm no Word 2010

O que é um modelo Normal.dotm

O arquivo Normal.dotm é um documento modelo padrão do Word 2010, ou seja, toda vez que você abre o Microsoft Word para criar um novo documento ele é baseado nas configurações deste documento padrão chamado Normal.dotm.

Muitos usuários me perguntam sobre a possibilidade de ao abrir o Word ele apresente uma configuração diferente, por exemplo, com um cabeçalho ou rodapé padrão ou quaisquer outras configurações específicas. Isso é possível fazendo as devidas alterações no arquivo Normal.dotm.

Como alterar o arquivo Normal.dotm

Você pode alterar o arquivo Normal.dotm de duas maneira: A primeira é localizando e abrindo o arquivo Normal.dotm e aplicando as alterações desejadas e em seguida salvar este arquivo normalmente, a segunda é criando um novo arquivo Normal.dotm.

Para criar um novo arquivo Normal.dotm você deve abrir um novo documento e aplicar neste documento as configurações que deseja, porém, antes de salvar este novo documento, localize e renomeie o arquivo Normal.dotm para um outro nome qualquer, por exemplo, AntigoNormal.dotm, feito isso salve o novo documento com suas alterações com o nome Normal.dotm.

Este novo documento deve ser salvo como Modelo para que ele fique na pasta onde ficam armazenados os modelos criados no Word.

Como localizar o arquivo Normal.dotm

Existem duas maneiras simples de localizar o modelo Normal.dotm no Word 2010.

1ª Opção: Através da pasta Modelos

Abra um novo documento Word e clique na Guia Arquivo e em seguida clique em Abrir, como mostra a imagem abaixo:

abrir

Em seguida clique na pasta Modelos e no lado direito da tela você poderá encontrar o Modelo Normal.dotm.

abrir pasta modelos do Word

2ª Opção: Através das Opções do Word:

Abra um novo documento do Word ou um arquivo já existente. Clique na Guia Arquivo e em seguida clique em Opções.

Local do arquivo Normal.dotm

Na caixa de diálogo Opções do Word, no menu lateral esquerdo clique em Avançado e no lado direito desça como a barra de rolagem até o fim e clique no Botão Locais dos Arquivos...

Opções avançadas do Word

Na caixa de diálogo Locais dos Arquivos você pode ver os endereços de onde ficam armazenados os Arquivos no Word como: Documentos, Imagens de Clip-Art, Modelos do usuário, Modelos de grupo de trabalho, Arquivos de AutoRecuperação, Ferramentas e Inicialização.

Arquivo Normal.dotm

Em Modelos do usuário você encontra o endereço de onde está localizado o arquivo Normal.dotm. Anote este endereço e depois digite na barra de endereço do Windows Explorer.

endereço no windows explorer

Em seguida dê um Enter. O modelo Normal.dotm será exibido juntamente com outros modelos que porventura já tenham sido criados, como mostra a imagem abaixo:

modelo normal.dotm

Leia também os tutoriais:

Extensões dos arquivos do Word 2007.

Como encontrar o modelo normal no Word 2007




Formação Pacote Office



eBook Word 2010 VBA

Política de Privacidade  |   © 2013 Tutoriais Word - Todos os direitos reservados