Do Básico ao Avançado
Home | Tutoriais | Artigos |Contato

15 recursos do Word 2010 que você não conhece



recursos do Word 2010

O Microsoft Word é o editor de texto ou o processador de texto (como muitos preferem chamá-lo) mais utilizado no mundo todo, porém, muitos usuários, talvez a maioria utilizam apenas os recursos básicos desta ferramenta. Como já dissemos o Word possui vários recursos que são desconhecidos por muitos usuários e pensando nisso listamos aqui alguns recursos do Word 2010 que são extremamente úteis para criação dos mais diversos documentos.


1- Ferramenta Calcular

Com Ferramenta Calcular do Word é possível somar valores que estão inseridos dentro de um texto. O Word ignora todo o texto e lê apenas os números e realiza o cálculo da seleção.

Além de somar também é possível usar a Ferramenta Calcular para subtrair, dividir ou multiplicar números, calcular porcentagens, potências e raízes. Quando você executa cálculos diferentes de adição, você precisa incluir operadores matemáticos, por exemplo, se quiser multiplicar dois números, digite o primeiro número, um asterisco e depois o segundo número (12*2). Selecione os números e o asterisco e clique na Ferramenta Calcular. O Word executa o cálculo e exibe o resultado por alguns segundos na barra de status este resultado também é copiado automaticamente para a área de transferência e você pode adicioná-lo ao documento pressionando CTRL + V.

Para saber mais clique nos links abaixo e veja dois tutoriais sobre como usar a ferramenta calcular:

Somar valores inseridos no texto no Word.htm
Como usar a ferramenta Calcular no Word 2010


2- Referência Cruzada

Referência Cruzada é um recurso do Word que permite criar vínculos com outras partes do próprio documento, ou seja, referência cruzada faz referência a um item que se encontra em outro local dentro do documento. Funciona como âncora e link dentro do texto.

Podemos usar Referência Cruzada para, por exemplo, criar vínculos com uma Figura, com uma Tabela, com um Título, com uma Equação, etc.

Acesse o tutorial no link abaixo e veja um exemplo prático:

Como Criar Referencia Cruzada no Word 2010


3- Bloquear parte de um documento.

Às vezes é necessário bloquear partes de um documento no Word para impedir que sejam feitas alterações indevidas pelos usuários.

O Microsoft Word 2010 possui uma opção para restrição de edição, onde você pode bloquear partes específicas de um documento evitando assim a edição de terceiros e deixando seu documento mais seguro para ser compartilhado.

Acompanhe no link abaixo um tutorial ensinando como restringir a edição de um documento, de modo que somente algumas partes fiquem livres para edição e alteração.

Bloquear partes de um documento no Word


4- Dicas de tela

Você já deve ter notado que às vezes, quando você passa o cursor do mouse sobre uma palavra, link, frase ou imagem aparece uma pequena caixa de texto com informações adicionais. No Microsoft Word é possível criar esse tipo de efeito utilizando um recurso chamado Dicas de Tela.

Esta informação adicional aparecerá quando o usuário posicionar o cursor do mouse sobre o texto ou imagem por um breve período.

Veja neste tutorial como criar dicas de tela no Word:

Como criar Dicas de Tela no Word.htm


5- Painel de Navegação

Painel de Navegação do Word 2010 permite que você navegue de forma mais rápida pelas páginas de um documento muito extenso e se você aplicou Estilo de Títulos no documento é possível também navegar por esses títulos usando o Painel de Navegação.

Acesse o tutorial:

Painel de Navegacao no Word 2010


6- Movimentar a tabela para baixo ou para cima

Essa é mais uma daquelas dicas que poucos usuários conhecem.

Muitas vezes os usuários adicionam uma tabela no início do documento e depois de tudo pronto decidem digitar algum texto antes da tabela, ou seja, acima dela, porém, não conseguem empurrar a tabela para baixo para abrir espaço para digitação do texto.

Para resolver este problema pressione simultaneamente as teclas SHIFT + ALT + as teclas de seta para cima ou para baixo, com isso a tabela será movida um parágrafo para baixo ou para cima em seu documento.

Movimentar a tabela inteira para cima ou para baixo


7- Escrever número por extenso

O Microsoft Word pode converter automaticamente um número por extenso.

Neste tutorial, mostrarei como apresentar o valor por extenso de um número sem precisar recorrer ao uso da linguagem VBA e/ou funçoes personalizadas. Com a utilização de campos podemos fazer isso rapidamente no Word.

Primeiramente, pressione as teclas CTRL+F9 para adicionar um campo do Word. Você terá um conjunto de chaves { }. Dentro deste campo, digite a seguinte fórmula:

{=1253,25\*CardText\*lower}e centavos

A expressão “CardText” será responsável pela escrita do número por extenso e “lower” indica que o texto deve ser em minúscula.

Você também pode utilizar upper e caps sendo que o primeiro escreverá tudo em maiúsculo ao passo que o segundo escreverá a primeira letra de cada palavra em maiúscula.

Veja no tutorial abaixo um exemplo utilizando o Word 2007 e da mesma forma pode ser feito no Word 2010.

Número por extenso no Word



8- Auto Recuperação

Auto Recuperação no Word 2010 é um recurso muito útil para gerar salvamento automático de qualquer documento ativo. Com este recurso é possível especificar o intervalo de tempo em minutos (de 1 a 120) em que seu arquivo deverá ser salvo automaticamente, por exemplo, você pode personalizar para que seu arquivo seja salvo automaticamente a cada 2 minutos, isso reduz em muito a possibilidade de perder seu arquivo caso haja uma queda repentina de energia, problemas na máquina ou um fechamento por descuido sem salvar o arquivo.

Veja um tutorial passo a passo de como configurar e habilitar a Auto Recuperação no Word 2010:

Auto Recuperação no Word 2010


09 - Adicionar Referência Bibliográfica

Acompanhe Como Inserir Referências Bibliográficas no Word para automatizar a criação das páginas de fonte bibliográficas. As ferramentas de citações e bibliografia estão localizadas na Guia Referências do Word.  Através dela você poderá inserir e gerenciar as fontes bibliográficas e também as citações.

Veja um tutorial passo a passo de como Adicionar Referência Bibliográfica no Word 2010. Acesse:

Como inserir Referências Bibliográficas no Word


10- Adicionar Normas ABNT

A partir da versão 2007 o Microsoft Word conta com um Gerenciador de referências que pode ser encontrada na Guia Referências. Esse Gerenciador de Referências já vem com vários Estilos pré-instalados, infelizmente o estilo Normas ABNT não faz parte desta lista, porém, podemos adicioná-la à lista de estilos, como você poderá ver clicando no link do tutorial.

Como Adicionar Normas Abnt no Word 2010


11- Assinatura Digital.

No Word 2010 você pode inserir uma linha de assinatura que especifica a pessoa de deverá assinar o documento. A linha de assinatura é entregue digitalmente e pode incluir o nome da pessoa, o título, nome da empresa, informações de contato e data. A assinatura digital certifica que o assinante tenha lido e aceito o documento, por isso é considerada como uma assinatura legal, mesmo que não esteja assinado à tinta.

Acesse o link abaixo e veja um tutorial completo de como adicionar uma assinatura digital ao documento.

Como Criar uma Linha de Assinatura no Word 2010


12- Comparar duas versões de um mesmo documento

Microsoft Word possui um recurso que pode comparar duas versões de um documento e gerar um terceiro documento exibindo e destacando as diferenças entre eles (alterações). Os documentos comparados não são alterados.

Veja um tutorial passo a passo:

Comparar duas versões de um documento e gerar automaticamente um terceiro documento com as modificações destacadas.


13- Recortar imagem no Word 2010

A partir da versão 2010, a ferramenta de corte de imagem no Word, além do corte de imagem padrão, agora possui outras opções e uma delas é a possibilidade de cortar imagens de acordo com formas específicas.

Veja no link abaixo um tutorial passo a passo sobre como recortar imagem de acordo com uma forma específica..

Recortar imagem no Word 2010


14 - Tradutor

O Microsoft Word 2010 possui um tradutor de texto que através do Microsoft Translator pode traduzir em diversas línguas quaisquer texto, frase ou palavra selecionada.

O Word 2010 disponibiliza três opções de tradução:

1- Traduzir Documento de Inglês (UEA) para Português (Brasil)

Esta opção traduz o documento ativo do idioma inglês para o português e exibe a tradução em um navegador Web.

2- Traduzir Texto Selecionado

Esta opção exibe no Painel de Pesquisa a tradução do texto, frase ou palavra selecionada.

3- Minitradutor [Português (Brasil)]

Esta opção exibe um minitradutor popup quando você posiciona o mouse sobre uma palavra ou quando você seleciona uma palavra ou frase.

Acompanhe no tutorial do link abaixo como utilizar estas opções de tradução no Word 2010:

Tradutor no Word 2010


15- Como criar uma nova Guia no Word 2010.

A partir da versão 2007 não encontramos mais a barra de menus e sim uma Faixa de Opções dividida em várias Guias ( abas). Clicando nessas guias serão exibidos vários grupos de comandos relacionados é o que podemos chamar de Grupo de Opções e dentro de cada um desses grupos estão relacionados os botões de comandos.

Diferente da versão 2007 o Word 2010 possibilita a criação de Guias personalizadas para agrupar as ferramentas que você deseja.

Clique no link abaixo acompanhe um tutorial passo a passo sobre como criar uma nova Guia no Word 2010:

Como adicionar uma nova Guia no Word 2010









eBook Word 2010 VBA

Curso Excel 2018


© 2013 Tutoriais Word - Todos os direitos reservados